Whatsapp: (91) 99318-1222    Contato           

Por Paulo Haroldo - 27/01/2020

eSocial a mudança já começou! Saiba como acompanhar

Já são 11 milhões de trabalhadores cadastrados na primeira etapa, para essas empresas inicia-se uma nova fase, certamente isso exigirá das mesmas uma melhor qualificação das informações de pessoal, controle da relação trabalhista, tempestividade das informações e controles eletrônicos.

Preparamos sete artigos em forma de orientações, curtas e objetivas para você entender tudo que envolve esse sistema e começar a preparar a sua empresa para esse momento:

Confira logo abaixo a nossa 1ª orientação.

 

      1º: O que muda com o eSocial

 

A comunicação ao Governo através do eSocial será imediata, como por exemplo: admissão, demissão, férias, aviso prévio e outros, assim como a disponibilização dos dados instantaneamente aos órgãos envolvidos como Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Previdência Social e Ministérios do Trabalho, será imediata.

O empregador deverá redobrar os cuidados no atendimento a legislação trabalhista e previdenciária por que o eSocial fiscalizará o se cumprimento bem como os direitos dos trabalhadores, pois as informações serão transparentes e qualificadas de cada trabalhador.

A transparência vai ocorrer a partir do momento que as empresas transmitirem ao Governo as informações dos pagamentos efetuados ao trabalhador, as condições que o trabalhador realiza o trabalho, as características do local que desempenha suas funções e os tipos de riscos aos quais está exposto.

As informações pertinentes a relação trabalhista entre empregador e empregado e os diversos tipos de relações trabalhistas em vigor serão sistematizadas em um único banco de dados. Isso significa que trabalhadores celetistas, estatutários, autônomos, avulsos, cooperados, estagiários e os sem vínculo empregatício terão suas informações registradas no repositório nacional do eSocial.

As rotinas das empresas serão alteradas, visto que o eSocial vai unificar o envio das informações das relações de trabalho, bem como o envio das informações será imediato, o que demandará das empresas a integração total dessas informações. A partir da comunicação das informações a inteligência do eSocial será capaz de relacionar as recepcionadas e detectar inconsistências e erros.

Quer saber mais? Fique atento porque a TERCEIRIZA vai compartilhar mais seis artigos com orientações valiosas

SOLICITE UMA PROPOSTA

Fale conosco