Ainda dá tempo de iniciar um novo ano de forma diferente, aprenda a planejar e controlar receitas, despesas e resultados do seu empreendimento.
Gestores, o Plano Orçamentário vai te ajudar a avaliar o que foi e o que não foi atendido nas estratégias e orçamentos definidos em 2018 e os porquês. E principalmente, vai te fazer pensar em como definir o próximo orçamento da sua empresa para 2019.
Lembre-se!!! todo Plano Estratégico e Orçamentário devem ser interligados por que são duas ferramentas de gestão indispensáveis para avaliação do desempenho e dos controles gerenciais.
Acompanhe o passo a passo das 4 etapas principais de um orçamento:
Ao definir e planejar as metas de vendas é preciso considerar sempre o Retorno sobre o Investimento (ROI), que é calculado um percentual mínimo de remuneração sobre o capital próprio para estabelecer a meta de resultados para o período que está sendo planejado.
Além da remuneração do capital investido o orçamento precisa levar em consideração o faturamento mínimo necessário para cobrir todos os custos operacionais
Levantar todos os custos e despesas fixas, detalhando por centros de custos, identificando oportunidades de redução de gastos e definindo as metas para cada custo e despesa.
É importante não deixar nada de fora, pois o orçamento, além de dar previsibilidade ao negócio, também funciona como um instrumento de medição para evitar os desvios no planejamento.
Definir a Margem de contribuição detalhadamente por segmento, produtos ou serviços de acordo com a estrutura financeira da empresa.
O detalhamento é necessário para identificar segmentos e produtos/serviços que possam estar com baixo desempenho e comparar os resultados realizados com o planejado.
A carga tributária é mais de 30% dos custos da empresa e é preciso registrar as operações, identificando os débito e crédito tributário.
Na hora em que estiverem definindo o orçamento empresarial, recomendamos reservar um tempo para pensar também no planejamento tributário que o ajudará a minimizar o impacto dos impostos no caixa da empresa.
Definir os investimentos que serão necessários realizar como: máquinas, computadores, automóveis, equipamentos reformas e etc. a fim de que as operações sejam otimizadas.
Neste momento deve-se pensar nas fontes de recursos que será utilizada e considerar todos os custos operacionais e financeiros envolvidos.
Acesse nosso site, na aba Material Gratuito, você encontrará conteúdos que podem tirar suas dúvidas.