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Por Paulo Haroldo - 30/01/2020

PLANO ESTRATÉGICO: Como fazer um?

Comece seu ano planejando de maneira estratégica!

 

Um Planejamento Estratégico bem estruturado ajudará a alcançar os objetivos traçados para a sua empresa, servirá de guia por que ele direcionará as ações de todas as equipes.

 

Veja como elaborar um Plano Estratégico para sua empresa em 7 etapas:

 

  1. Etapa – Definir a Identidade da sua empresa

 

A identidade deve ser composta pela Missão, Visão e Valores.

  • Missão – è a razão da existência da empresa
  • Visão – É onde a empresa que chegar no longo prazo
  • Valores – São os princípios inalienáveis

 

  1. Etapa – Conheça os seus clientes

 

Identifique quais são as dores e as necessidades deles e como a sua empresa irá atender.

 

  1. Analise o ambiente Interno e Externo – SWOT

 

No ambiente interno, Identifique os pontos fortes e as oportunidades de melhorias e no externo identifique as Oportunidade e Ameaças e faça a correção ente eles a fim de definir as estratégias de atuação visando atingir os objetivos.

 

  1. Estabelece Metas e Objetivos

 

Aqui você diz onde quer chegar, elas tem que ser Específica, Mensurável, Alcançável, Relevante e com tempo bem definido.

 

  1. Defina as Estratégicas

 

A sua estratégica deve está alinhada com a sua Missão, Visão e Valores e com base na análise SWOT, a estratégia pode ser definida por produtos / serviços diferenciados, Liderança de Baixo Custo ou nicho especifico de mercado.

 

  1. Elabora um plano de ação

 

Nele deve constar as ações e para cada ação na busca dos objetivos traçados, utilizar a metodologia 5W2H, que são os seguinte:

  • What O que fazer?
  • Why Por que fazer?
  • Where Onde fazer?
  • When Quando fazer?
  • Who Quem vai fazer?
  • How Como fazer?
  • How much Quanto custa fazer?

 

  1. Monitorar e Avaliar os Resultados

 

É de extrema importância estabelecer os mecanismos utilizados para monitorar, mensurar e avaliar os resultados das estratégias e das ações adotadas.

 

O uso dos indicadores chave de desempenho, pode ser útil. Veja alguns exemplos:

 

  • Taxa de Conversão
  • Net Promoter Score (NPS)
  • Índice de Lucratividade
  • Retorno Sobre o Investimento (ROI)
  • Customer Lifetime Value (CLV)
  • Custo de Aquisição de Cliente (CAC)

 

Quando bem estruturado e feito de maneira consistente, o Planejamento Estratégico pode trazer muitos benefícios para a sua empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

 

Acesse nosso site na aba Material Gratuito, e você encontrará conteúdos que podem tirar suas dúvidas.

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